segunda-feira, 21 de abril de 2014

Mas afinal, o que um matemático faz?



É interessante que na minha vida eu alternei entre épocas de estudo em matemática e épocas de estudo em computação. Minha paixão por matemática surgiu ainda na infância e até hoje não passou (tenho mais de 30). Porém na adolescência descobri que queria brincar pelo resto da minha vida com computação. Fiz o que pude para isso acontecer, e acabei entrando uma Escola Técnica para cursar Processamento de Dados. Nesse meio tempo me frustrava por imaginar que eu queria mais matemática do que computação. Decidi então, após terminar o curso de processamento de dados, cursar matemática na Universidade, mesmo já trabalhando com computação há pelo menos 4 anos.

Pra piorar a situação também fiquei intrigado com física (até cursei 2 anos de Bacharelado em Física em uma universidade Federal, enquanto fazia Matemática em uma Estadual). Tive que escolher largar uma das duas quando arrebentei minha perna em um acidente. Não precisei pensar muito para decidir que eu queria ficar no curso de matemática.

Depois do curso de Matemática, voltei pra outro curso de computação, desta vez Lato Sensu em Banco de Dados. Em todo esse tempo, sempre trabalhando na área de computação, seja programando, ou administrando setores de computação em empresas. 

Com o tempo resolvi continuar estudando, e fiz outro curso, adivinha em que área foi ? ... ...


... ... não não foi matemática.  Continuei na computação, mas desta vez procurei algo que envolvesse as duas áreas, para isso fiz mestrado em Ciência da Computação. ( < - - selecione para descobrir )



Bem... com o mestrado, estudei coisas que me fizeram perceber que eu não precisava ficar encanado em ter que decidir em uma das duas. Posso fazer/estudar as duas coisas a todo momento e trabalhar com as duas ao mesmo tempo.

Atualmente trabalho com Desenvolvimento de Software,  Modelagem e Analise de Dados, Aprendizado de Máquina e Processamento de Linguagem Natural para textos em português ( é, tá vendo, até em português dá pra aplicar matemática ;) mais aqui e aqui). Gosto muito de trabalhar com essas coisas, pois com quase todas elas tenho a oportunidade de ver e rever a matemática e aplicar em computação. Além disso, para me divertir um pouco mais, gosto de ler sobre a história da ciência (matemática principalmente), porém essa preciso ler e reler eventualmente pra relembrar. Acho que tenho memória curta. 

- "Tá, mas porque esse texto todo Wesley?"


É que recentemente eu vi o vídeo acima e achei legal eles mostrarem para várias pessoas que não são da área que a matemática pode ser aplicada em várias áreas da ciência e economia, coisa que muitos não fazem a menor ideia. Também lembro como foi chato não saber o que mais eu poderia fazer com matemática a não ser lecionar ou ser pesquisador (cientista louco). Naquela época eu não tinha muitos contatos com pessoas que poderiam me apontar um norte sobre esse assunto, além disso a internet ainda estava na primeira infância e ter acesso a ela era um "cadinho" caro. 

Para finalizar: É muito legal que hoje todos possamos ter acesso de forma mais fácil e abrangente a muito conteúdo e poder investigar melhor sobre uma possível futura carreira, bem como entender melhor como as disciplinas se relacionam. Também fico feliz em ver vídeos como esse em que as pessoas se preocupam em esclarecer mais sobre o que podemos fazer com o uso da matemática. ;)




Nenhum comentário:

Postar um comentário